Orquídea Macaco

setembro 11, 2016 Orquidário UEL 3 Comments


Conheça a orquídea que tem a cara de macaco

Espécie de orquídea Dracula símia (Foto: Pinterest)

Existem tantas espécies de orquídeas que nem conseguimos imaginar as inúmeras variações que esse tipo de flor possui. Desde variedades de tamanhos, cores ou textura, a família Orchidaceae, a qual pertence as orquídeas, é uma das mais extensas da flora.
São tantas espécies que ainda surpreendemos com sua beleza e delicadeza. Desde a sua descoberta, os humanos tentam melhorar essas flores, cruzando com outras espécies e criando novas formas infinitas dessa beleza exuberante. Mas a natureza ainda supera essa habilidade quando descobrimos os tipos de orquídeas raras na natureza.
Um exemplo disso é a orquídea Dracula símia, ou popularmente conhecida como orquídea macaco ou orquídea cara-de-macaco. 

Apesar de florescer o ano todo, essa espécie gosta de se desenvolver em áreas de difícil acesso, com altitudes entre mil e dois mil metros (Foto: Planeta Sustentável)

As três sépalas da orquídea cara-de-macaco alongam-se em grandes e pontiagudos esporões, que lembrou ao botânico Hugo Gunckel Luer (1901-1997), dentes de vampiro. Por isso seu nome científico passou a ser chamado de Dracula símia. Porém o mais surpreendente é seu interior que imita a face de um macaco - com olhos, nariz, boca e juba características do primata.

Mera coincidência? (Foto: Quero Flores)
Orquidário UEL
Orquídea considerada rara (Foto: Quero Flores)
A orquídea só foi nomeada em 1978 pelo botânico Luer. A planta pertence a família com mais de 120 espécies encontrados principalmente no Equador (Foto: Pinterest)

As orquídeas-macacos são originárias do Equador e do Peru, em florestas úmidas e nebulosas de regiões montanhosas, com altitudes de 1000 – 2000 metros acima do nível do mar. Além da aparência exótica, ela possui outra característica: sua raridade. É bem difícil de ser encontrada por se desenvolver em áreas de difícil acesso e não possui uma época específica de florescimento.

Orquídea sul-americana (Foto: Pinterest)
Seu interior lembra a face de um primata (Foto: Pinterest)

Já houve rumores que a orquídea-macaco era uma montagem jogada na internet. Hoje em dia sabemos que há pesquisas em laboratório que estão criando espécies híbridas para resistir em estufas e jardins.
Concorda com a similaridade da orquídea com o animal?





Fontes: Jardinagem e Paisagismo
             Jardim de Flores
             Planeta Sustentável
             Quero Flores
             Casa e Jardim

Você também pode gostar

3 comentários:

  1. Gostaria de comprar draculas mas não estou conseguindo fazer o pedido.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar draculas mas não estou conseguindo fazer o pedido.

    ResponderExcluir
  3. Quero comprar. Mas, gostaria de saber da sua adaptação ao clima do nordeste?

    ResponderExcluir