10 Curiosidades sobre orquídeas que você não sabia

outubro 22, 2016 Orquidário UEL 12 Comments


Conheça as 10 curiosidades sobre uma das flores mais populares do mundo

Sabe tudo sobre orquídeas? (Foto: Alanis Brito)

Um dos motivos que tornam as orquídeas tão populares é a sua variedade de cores e formas que encantam qualquer pessoa, fazendo-a tão desejada àqueles que almejam pelo menos um pequeno exemplar.
Iremos mostrar abaixo, as principais curiosidades a respeito das orquídeas para que você possa encontrar novos motivos para admirar ainda mais essa espécie:

1- Seu nome é originário do grego e significa "em forma de testículos"

O termo orquídea vem do grego “Órkhis” que significa testículo e “Eidos”, aspecto, forma. Então o termo, na verdade, significa “em forma de testículos”, que, certamente, possui relação aos dois pequenos bulbos que as plantas do gênero "Orchis" exibem.
Orquídea da espécie Cattleya (Foto: Flickr)

2 - As orquídeas só não existem na Antártida

As orquídeas são encontradas em suas mais variadas formas e cores nos cincos continentes (América, Ásia, África, Europa e Oceania) do mundo, menos na Antártida, devido ao seu clima com aproximadamente  - 40 °C.

3 - Orquídeas não são parasitas

Como muitos pensam, orquídeas não são plantas parasitas, ou seja, elas não sugam ou prejudicam as árvores as quais são suas hospedeiras. Elas são plantas epífitas (vivem sobre outras plantas, sem retirar seus nutrientes, mas apenas usando-as como suporte), que se nutrem, em seu meio selvagem, apenas do material em decomposição que cai das árvores e que acumulam em suas raízes.
Exemplo de orquídea epífita, olho-de-boneca (Foto: Flickr)

4 - Elas não tem utilidade a não ser a ornamental

Geralmente as plantas possuem alguma finalidade comercial para as indústrias farmacêuticas ou de cosméticos. As orquídeas, porém, não possuem nenhuma utilidade que não seja ornamental, ou seja, de decoração.
Um dos seus poucos usos, podemos citar o gênero Vanilla, que é feita a produção de baunilha a partir dos seus frutos, que ainda assim, não é feita em larga escala, porque sai mais barato produzir artificialmente.
Planta de onde se extrai a baunilha, da espécie Vanilla insignis (Foto: Rich Hoyer)

5 - O Equador é o país onde se encontra o maior número de espécies de orquídeas

Com tantos colecionadores e orquidófilos a procura de uma espécie rara, alguns chegam a pagar pequenas fortunas qualquer que seja o lugar no mundo. O Equador, por exemplo, é o país onde se encontram o maior número de espécies de orquídeas no mundo, com mais de 3.549 plantas, seguido por Colômbia, com 2.723, Nova Guiné com 2.717 e Brasil, com 2.590.
Teagueia puroana, uma das espécies encontradas no Equador (Foto: Flickr)

6 - A maior orquídea brasileira pode chegar até 6 metros de altura

Epidendrum scalares foi a maior orquídea encontrada no Brasil. Ela se encontra nos estados de Minas Gerais e Bahia, e pode chegar até 6 metros de altura.

7 - Orquídeas negras?

Há várias imagens de orquídeas com a coloração negra na internet, porém essa espécie não passa de mito. A flor que mais se aproxima desse tom são as microorquídeas dos gêneros Pleurothallis e Maxilarias e o Catasetum tenebrosum, que são encontradas no Peru. 
Catasetum tenebrosum (Foto: OrchidTalk)

8 - Elas produzem seu próprio alimento

Orquídeas se classificam como plantas autótrofas, ou seja, possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Isso acontece devido ao processo de fotossíntese, que transforma o gás carbônico e água em oxigênio e carboidratos.

9 - Existem orquídeas aquáticas

Elas podem ser  terrestres, arbustivas, litófitas (crescem em pedras), pasmófitas (crescem na areia), saprófitas (crescem na turfa e em áreas com grande material em decomposição) e aquáticas (as mais raras). Existe até uma espécie subterrânea na Austrália. A maior orquídea em comprimento é a Vanilla pompona, com cerca de 20 metros. A única espécie aquática conhecida é a Habenaria repens na Costa Rica.
 Habenaria repens, popularmente conhecida como Orquídea aranha-da-água (Foto: GoOrchids)
Única espécie de orquídea aquática (Foto: GoOrchids)

10 - Orquídea que fede

A espécie Pleurothallis foetens, exala um aroma bem característico se comparada a outras espécies. É encontrada na Mata Atlântica, nativa da região sudeste, em lugares sombreados e úmidos. Ela pode chegar até 30 centímetros de altura.
 Microorquídea, Pleurothallis foetens (Foto: Panoramio)




Fontes: Brazil Plants
             Cultura Mix
             Coisas da terra

Você também pode gostar

12 comentários:

  1. o numero 4 é um ABSURDO. A baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, só perde para o açafrão, custando em média US $ 6.000 por quilo em sua forma mais concentrada. fora uso em perfuraria, no n° 5 chanel que é um dos perfumes mais caros do mundo. Que coragem colocar uma coisa tão mal feita assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei se você não leu direito ou foi somente falta de interpretação, mas o post é sobre orquídeas. O item 4 menciona que a produção artificial de baunilha sai mais barato a extrair baunilha dos frutos da orquídea do gênero Vanilla. Em nenhum momento citamos que a baunilha é a essência mais barata ou mais cara. Antes de comentar leia duas vezes. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Muito bom a matéria.
    Para quem está afim de começar cultivar orquídeas, mas tem dúvidas de como fazer conheça AGORA o guia que você irá aprender TUDO sobre como cultivar orquídeas, eu adorei click no link para adquirir o seu http://bit.ly/2NAntFh

    ResponderExcluir
  3. Oi, parabéns pelo artigo, ele está muito interessante, eu gostei principalmente pelo primeiro item, que na minha opinião é o mais curioso. Sobre o item 4 eu tenho uma pergunta, existem algumas orquídeas que são utilizadas como remédio na Ásia, por isso, esse item não está um pouco exagerado?

    ResponderExcluir
  4. Também os Cytorpodium tem uso medicinal...

    ResponderExcluir
  5. Realmente a citação nº 4 - é mesmo um erro grave- pois - a maior finalidade das orquídeas na natureza é de insentivar os insetos a poinizar milhões de outras plantas - e o cara aqui não sabe nada- ele copiou alguns ítens de outra pessoa e incluiu o numero 4 de sua cachola abestalhada- corde meu amigo - ORQUIDEAS NÃO SÃO SÓ ORNAMENTAIS- se encontre e corrija isso.

    ResponderExcluir
  6. No número sete não cita várias orquídeas que realmente são negras, dando a entender que aquelas duas espécies são as mais escuras.
    Além disso o número dez deixou de citar várias outras orquídeas muito mais comuns que também fedem, como o bulbophillum Louis Sander, lendo parece que só existe uma que tem mal cheiro.

    O número oito é bem genérico. Ora, o nome da postagem é "10 coisas que vc não sabia sobre orquídeas", e tudo mundo sabe que qualquer planta faz fotossíntese...

    ResponderExcluir
  7. Um pouco equivocado, porém muito interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá orquidário adorei seu conteúdo! Descubra Como Conseguir Orquídeas Lindas, Saudáveis e Tão Floridas Que Vão Surpreender Até Mesmo o Cultivador Mais Experiente!

    Acesse o link e saiba como:
    https://bit.ly/-cultivo-de-orquideas

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei ler a matéria parabéns aos pesquisadores e quem deu seu tempo em postar amei e por favor continua postando

    ResponderExcluir
  10. Orquídeas precisam de cuidados e devem ser tradadas corretamente. Tenho um guia básico para você plantar orquídeas e cuidar bem delas. Acesse o link e saiba mais: https://bit.ly/basicoparavoce
    Com carinho para você realizar seus desejos...

    ResponderExcluir