Orquidário UEL e parceria ambiental

maio 26, 2017 Orquidário UEL 0 Comments



Mudas do Orquidário UEL (Foto: Alanis Brito)

Inúmeros vasos são deixados nos cemitérios após as flores murcharem e, como o material é feito de plástico não é reaproveitado e acaba sendo destinado ao lixo. Com a parceria da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Orquidário UEL e Secretaria Municipal de Educação, realizada desde março desse ano, os recipientes são recolhidos pela equipe da Acesf, limpos e enviados à Universidade Estadual de Londrina. Em troca, o Orquidário já doou 200 mudas de orquídeas que foram plantadas em árvores do Cemitério Jardim da Saudade (Zona Norte).
Normalmente são depositados entre 500 a 800 recipientes de flores nos 13 cemitérios municipais - número que eleva em datas comemorativas como o Dias das Mães e Finados. 
Segundo uma entrevista para a Folha de Londrina, o superintendente da Acesf, Douglas Pereira, afirma que a parceria traz diversas vantagens principalmente para o meio ambiente, como a destinação dos vasos que antes abarrotava um espaço na autarquia.
Outra consequência dessa parceria se deu na área de educação. Com a doação de 2 mil vasos pela Acesf, os alunos da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, localizado no Jardim São Vicente Palotti (Zona Leste), plantaram mudas de flores trazidas pelo curso de Agronomia da UEL. Parte das plantas foram dadas às mães dos alunos que realizaram o plantio, em homenagem ao Dia das Mães e o restante será utilizado para a "Feira do Empreendedor",que vai ser realizado em outubro, na sede da unidade escolar.
Para o professor e coordenador do Orquidário, Ricardo Tadeu de Faria, ele ressalta que a parceria beneficia a todos. "O 'lixo' é transformado e utilizado no plantio de flores. Além disso, para nós do Orquidário tem uma economia grande, cerca de R$ 8 mil só na primeira ação realizada".


Você também pode gostar

0 comentários: