Estrutura da flor de orquídea

fevereiro 13, 2017 Orquidário UEL 0 Comments


Conheça a morfologia das orquídeas

A bela apresentação da flor serve para atrair polinizadores (Foto: Flickr)

As orquídeas existem praticamente em toda parte do mundo, exceto na Antártida. Devido a sua grande distribuição geográfica, é natural que um grupo tão diverso apresente também adaptações aos mais diferentes climas. Assim, os tipos de orquídeas que predominam em cada área do planeta são bem variáveis. Por exemplo, em regiões tropicais úmidas, onde a luz e a umidade é abundante, as orquídeas assumem um hábito epífito. Já em regiões de clima temperado, onde a relva é predominante, ou em regiões de secas como as áreas de savana e os campos rupestres, as orquídeas são plantas terrestres, com formações de raízes subterrâneas bem desenvolvidas, às vezes com a formação de tubérculos equipando-as para resistirem ao frio e à neve, ou à seca prolongada e ao fogo. 

Exemplo de orquídea terrestre Moondarra spider orchid ou orquídea aranha (Foto: Sharon)

Mesmo possuindo adaptações nos mais variados climas, sua estrutura morfológica continua a mesma. Iremos simplificar sua estrutura e mais para frente, detalharemos cada parte existente na orquídea.
As flores das orquídeas são formadas por três unidades mais externas, denominadas SÉPALAS que possuem a função de proteger os órgãos reprodutivos da flor. Além das sépalas, existem as PÉTALAS, que na maioria dos casos, tem a mesma cor das sépalas. As pétalas também são três - duas são semelhantes pela forma e cor e uma delas é bem diferenciada, maior e mais vistosa que denominamos de LABELO.

Estrutura da flor da orquídea

A maioria das orquídeas é hermafrodita, porém dentro da família das Orchidaceae, alguns gêneros possuem os órgãos masculinos e femininos em flores separadas, como nos casos dos Catasetum. Nas orquídeas hermafroditas, os órgãos masculinos e femininos estão fundidos em uma única estrutura, carnuda que possui a forma de uma clava no centro da flor e recebe o nome de COLUNA ou GIMNOSTÊMIO.

Foto macro de orquídea (Foto: Pinterest)

A parte masculina da flor recebe o nome de ANDROCEU e fica localizada restritamente ao ápice da coluna. O androceu possui um compartimento denominado antera, no qual são produzidos os grãos de polen, que ficam agrupados em polneas, cada flor possue de duas a oito polineas. A parte feminina é o GINECEU, o qual é dividido em estigma e ovário. O estigma é localizado em baixo das anteras e o ovário fica localizado abaixo da coluna e possui milhares de óvulos.

Imagem ilustrativa mostrando as partes da orquídea




Fonte: Livro: Cultivo de Orquídeas (Temos o exemplar desse livro, acesse http://orquidariouel.blogspot.com.br/2016/05/livros.html)
               Portal do Orquidófilo
               Wikipedia
              

Você também pode gostar

0 comentários: