Produção científica do Orquidário UEL é apresentado em congresso de botânica no Rio
Os dois trabalhos foram apresentados na 68ª edição do Congresso Nacional de Botânica (CNBot) no Rio de Janeiro
Evento nacional é aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente nos componentes da flora. (Foto: Divulgação CNBot)
A 68ª do Congresso Nacional de Botânica (CNBot), promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), foi realizada entre os dias 20 a 25 de agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na edição de 2017, de tema “Diversidade Vegetal: Conhecimento e Aplicações”, dois trabalhos orientados pelo professor de agronomia e coordenador do Orquidário UEL, Ricardo Tadeu de Faria, foram apresentados no evento.
O pôster 'Multiplicação e cultivo in vitro da orquídea nativa Cattleya nobilior Rchb. F.', foi desenvolvido pelos alunos: Jean C.B. Paula, Gianne C.G Stulzer, Douglas J. Bertoncelli e Guilherme C. Alves. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do glifosato no cultivo in vitro da orquídea brasileira Cattleya nobilior Rchb. F. durante sua multilicação in vitro.
O segundo trabalho apresentado, intitulado 'Novo híbrido de orquídea obtido através do cruzamento de duas espécies brasileiras', desenvolvidos por Ricardo Tadeu de Faria, Gianne C.G Stulzer, Jean C.B. Paula, , Douglas J. Bertoncelli e Guilherme C.A , teve por objetivo obter um novo híbrido a partir do cruzamento das orquídeas Cattleya forbesii e Catteya labiata. O resultado gerou, segundo o artigo, uma planta vigorosa com as características desejadas de porte baixo proveniente de C. forbesii, a forma da flor da C. labiata e com florescimento em duas épocas do ano e durabilidade entre 15 a 20 dias.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
0 comentários: