Professor ensina técnicas e dicas de cultivo em curso de orquídeas

setembro 23, 2017 Orquidário UEL 0 Comments


Ricardo Tadeu de Faria, professor de agronomia da UEL e coordenador do Orquidário UEL, ministra curso de cultivo na Feira de Orquídeas no Shopping Armazém da Moda
Faria ministrando no curso de cultivo de orquídeas (Fotos: Alanis Brito/Orquidário UEL)

Em uma sala espaçosa ao fundo do Shopping Armazém da Moda, Ricardo Tadeu de Faria, professor de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Orquidário UEL, ministrou o último curso de cultivo de orquídeas no sábado (9), da edição de 2017 da Feria de Orquídeas. Com duração de cerca de duas horas, os alunos puderam aprender dicas e técnicas de cultivo das espécies de orquídeas mais populares como phalaenopsisdendrobium, cattelyaoncidium. 
Cattleya, espécie citada no curso

Faria seguiu uma planilha de temas que iriam ser discutidos durante o curso. O professor abordou desde a nomenclatura, curiosidades como sementes de orquídeas, espécies, construção de orquidário a tipos de vasos, regas, substratos, adubação e pragas e doenças.
Uma dica valiosa dada pelo professor é que a orquídea precisa de apenas um dono, ou seja, um responsável pela rega, adubação e troca de substrato. Na rega, Faria deu exemplo do copo de água. "Se qualquer um (na casa) que vai tomar água, jogar o resto na orquídea, o excesso da água vai favorecer bactérias e apodrecer a raiz". Segundo ele, vale lembrar sempre de molhar o substrato apenas quando ela estiver seca e evitar molhar a folha. "A melhor forma de saber a próxima rega é o dedo e o peso do vaso", explica (clique aqui para saber mais sobre rega em orquídeas).  

"Qual é a lógica da orquídea da água? É como lavar uma toalha. À tarde, com esse calor, ela (água) já vai estar seca. O segredo é sempre molhar de manhã e deixar passar o dia todo sem molhar. Se está dentro de casa, ela vai demorar mais para transpirar porque está sem o sol. Então você pode molhar um dia sim, um dia não."

Orquídeas como as chuva-de-ouro (oncidium) ou as cattleyas têm caule gordinho (pseudobulbos), e precisam de menos água do que as outras espécies. 
Apostila de apoio nos ensinamentos de cultivo de orquídeas

De acordo com Faria, não é recomendado plantar orquídeas epífitas na terra, pois essas plantas possuem raízes adaptadas para captar uma quantidade maior de umidade, e devido a isso, ficam entupidas e esmagadas quando colocadas na terra. A orientação é plantar a orquídea em substrato, com mistura de carvão, casca de coco e tronco de árvore.
Faria com dendobrium, uma das espécies mais comuns facilmente encontradas em floriculturas

Ainda segundo ele, um meio interessante de evitar fungos e bactérias nas orquídeas é utilizar canela em pó nas folhas e raízes. 
No tema de adubação, citou um produto que possui os três nutrientes principais para as plantas (NPK, nitrogênio, fósforo e potássio). É uma solução misturada com água que você pode utilizar antes do período da floração e dar a continuidade do uso assim que as flores caírem. 

Exemplo de fertilizantes usados por Faria. 


O curso contou também com uma demonstração prática de como plantar ou transferir uma muda de orquídea para um vaso maior. Geraldo Lopes, funcionário do Orquidário UEL, apresenta, de forma profissional e delicada, a retirada de restos de substratos das raízes da planta para sua transferência no outro vaso. 

E quando sabemos a hora de trocar a orquídea de vaso? Para Faria, quando o substrato da orquídea ficar velho - o que acontece a cada quatro anos, aproximadamente. Alguns substratos duram mais (casca de pínus, esfagno-do-chile), outros menos (fibra de coco, esfagno nacional, sabugo de milho). 

Outra dica é nunca trocar a orquídea quando ela estiver florida, pois isso gera estresse na planta. 

Todos os alunos ganharam uma muda de orquídea no final do curso e, aqueles que acertavam algumas respostas, levava uma planta para casa também.
Nilza Toshiko M. Kawamura com sua muda de orquídea que ganhou na aula


Foto da turma que participou do último dia do curso de cultivo da Feira.

Para mais fotos, acesse o slide abaixo ou clique aqui.
Feira de Orquídeas no Armazém da Moda

Você também pode gostar

0 comentários: