Conheça o Orquidário UEL

maio 20, 2016 Orquidário UEL 7 Comments


Laboratório de Fitotecnia da UEL

Coelogyne fimbriata do Orquidário UEL (Foto: Alanis Brito)

O orquidário da Universidade Estadual de Londrina, UEL, teve início no ano de 1997, a princípio com um pequeno ripado de madeira. Hoje possui dez casas de vegetação que somados ocupam uma área de aproximadamente de 1000 m2 e um laboratório de cultura de tecidos, onde são realizados estudos de micropropagação e criopreservação de espécimes de orquidáceas.                                                                              
Foto do Orquidário
   No levantamento realizado no orquidário, em 2015, pelo aluno Lucas Scoponi José Tavares com orientação do professor Ricardo Tadeu Faria, foram identificadas 10.099 plantas. Dentre esses números foram identificadas 245 espécies, distribuídas em 89 gêneros, totalizando 4.273 Plantas. Os gêneros com maior número de espécies foram Cattleya, Coelogyne, Dendrobium, Laelia e Oncidium.  Atualmente, o orquidário possui 5.826 híbridos de orquídeas.

O local disponibiliza venda de milhares mudas de orquídeas
 As pesquisas no Orquidário, já resultaram em mais de 20 trabalhos de iniciação científica, além de 21 dissertações de mestrado, outras 13 de doutorado, 113 artigos e a publicação de sete livros.

Algumas das espécies híbridas e nativas, multiplicadas in vitro
 O local também disponibiliza para venda, várias mudas de orquídeas. São espécies híbridas (cruzamento de duas espécies ou duas variedades de uma espécie) e nativas, multiplicadas em vitro.

 O objetivo é justamente fornecer mudas produzidas em laboratório, evitando a coleta predatória no ambiente natural, o que leva a extinção das espécies.

Para mais informações sobre a venda, clique aqui

Visitação:
Toda sexta- feira, das 8h30 às 15h30.


Contato:

Endereço para Correspondência:
Orquidário UEL - Universidade Estadual de Londrina
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Departamento de Agronomia - Laboratório de Fitotecnia 
Caixa Postal: 10.011 / CEP: 86057-970 - Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4224

E-mail: orquidariouel@gmail.com

Mais informações aqui

Veja no mapa como chegar:




Fontes: Agência UEL
Fotos: Agência UEL e Alanis Brito

Você também pode gostar

7 comentários:

  1. nossa o orquidário da UEL é muito bonito mesmo vcs deveria ir lá velo vcs que gostam de orquídeas vale a pena ir lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo gentil comentário! O Orquidário UEL é realmente muito bonito, você já conferiu nossas fotos das estufas, laboratórios e de nossas orquídeas? Consertamos a galeria que estava fora do ar. Só acessar: http://orquidariouel.blogspot.com.br/2016/06/o-orquidario_21.html ou em nossa conta no Flickr https://www.flickr.com/photos/orquidariouel/
      Muito obrigada ♥

      Excluir
  2. Boa noite.....Gostaria de obter informações sobre a Walqueriana Feiticeira, agradeço a atenção, sou iniciante na arte de colecionar orquideas e sou grato a todos ensinamentos que possa enriquecer meu pequeno conhecimento sobre essas plantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Fizemos uma matéria sobre a Cattleya walkeriana, dá uma olhadinha: http://orquidariouel.blogspot.com.br/2016/08/cattleya-walkeriana.html (:

      Excluir
  3. Gostaria de saber se a UEl tem alguma publicação sobre método caseiro para germinação in vitro de sementes de orquídea.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo este orquidário quero muito visita Los mas gostaria de saber se vai estar aberto ao público nesta sexta feira desde já agradeço

    ResponderExcluir