Reportagem da RPC mostra a importância da pesquisa desenvolvida no laboratório do Orquidário da UEL

setembro 18, 2023 Orquidário UEL 0 Comments

    



Mestrando Gabriel Cruz

    Gabriel Cruz, Patrícia Piveta, Débora Tejo, Ricardo Tadeu

    Uma reportagem exibida no programa "Caminhos do Campo", da RPC, e que foi ao ar dia desse mês, mostrou uma das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no laboratório do Orquidário UEL. A pesquisa em questão trata sobre o prolongamento do tempo de vida útil de rosas e de bromélias.

    A doutoranda Débora Tejo explicou na reportagem que utiliza a técnica de nanotecnologia associada ao óleo essencial de hortelã pimenta na tentativa de aumentar a longevidade das rosas. Segunda a doutoranda, as nanotecnologias seriam esferas de comprimido em uma escala invisível a olho nu. Os primeiros resultados dessa pesquisa mostram que a técnica aumentou de 5 a 10 dias a vida útil da planta.

    A outra pesquisa abordada na reportagem é sobre as astromélias. O mestrando Gabriel Cruz contou que foi utilizada a vitamina C para retardar o escurecimento das pétalas e das folhas. Segundo o Gabriel, pré resultados já mostraram que a vida da planta dentro das casas das pessoas pode ser aumentado em até 10 dias.

    O professor Ricardo Tadeu também deu um contribuição na reportagem, dando dicas de como prolongar a vida das plantas em ambiente doméstico, como cortar as hastes florais da planta na diagonal dentro da água ou também colocar duas a três gotas de uma solução germicida, como o cloro por litro de água para impedir bactérias na haste floral.

Mestrando Gabriel Cruz

Doutoranda Debora Tejo



Lucas Worobel,

Orquidário UEL 

Você também pode gostar

0 comentários: