Oncidium sarcodes

março 05, 2017 Orquidário UEL 2 Comments


Oncidium sarcodes

Caracterizada pelas suas flores grandes e amarelas com máculas marrons (Fotos: Flickr)

Falaremos neste mês sobre uma orquídea nativa do sudeste do Brasil, a Oncidium sarcodes, uma das espécies de compõem o gênero Oncidium, pertencente à família das Orquidáceas. A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor e da coloração quase que totalmente amarela, sendo conhecidas popularmente como chuva-de-ouro. Porém as flores dos oncídios podem apresentar também tons amarelas, marrons, verdes, alaranjadas e não raramente tigradas. 
A espécie brasileira Oncidium sarcodes, se destaca por suas longas hastes com flores grandes e amarelas, com máculas marrons. Suas flores duram em média 20 dias e pode dar até 50 flores por haste e é tolerante ao frio.

Origem: Brasil
Estados: Mata Atlântica - do Rio de Janeiro e Minas Gerais até o Paraná.
Tamanho da flor: 2 a 2,5 centímetros
Época floração: Predomina na primavera e verão, mas pode ocorrer a floração em outros períodos do ano
Floração: Dura em média 20 dias.
É encontrada em lugares sombreados e umidos

Luminosidade: meia-sombra (60% a 70% de sombreamento)
Recipiente: se adapta bem ao plantio em vasos e vegeta muito bem quando fixado no tronco de árvores com barbante ou sisal.
Substrato: 40% de sphagno misturado com o restante de carvão e de cascas moídas em partes iguais em local com 60% a 70% de sombreamento em qualquer tipo de vaso bem drenado e regas frequentes.
Adubação: adubar regularmente enquanto as plantas estiverem em atividade de desenvolvimento. Aplicar adubo  na formulação 30-10-10, duas vezes por mês para plantas em substrato e 20-20-20 para plantas em placas.
Planta epífita é encontrada em alguns estados do sudeste e sul do Brasil

Regas: Aprecia a umidade e deve ser irrigado sempre que o substrato se apresentar seco. 
Doenças: Cochonilha, pulgões, tentecoris, além de bactérias e doenças fúngicas que causam antracnose e podridões. Praticamente as mesmas pragas de orquídeas do gênero.
Tipos: São encontradas os tipos de tons amarelos, marrons, verdes, alaranjadas e tigradas. 
A orquídea apresenta crescimento simpodial, pseudobulbos verde-escuros, 1-3 foliados



Fontes: Jardineiro.net
             Brazil Plants
             Colibrio Orquídeas
             Orquídea Mairipora
             Flickr

Você também pode gostar

2 comentários:

  1. É uma boa planta
    é uma é uma ótima planta é uma planta que é bem Florida a gente encontra lá no estado do Rio de Janeiro também ela é muito

    ResponderExcluir
  2. ela é muito engraçada porque é da família dos anfíbios e é uma uma planta que ela puxa quase igual o sarcodes é como se fosse uma seed o Chris Pô parece bem Florido entendeu ele já vem da família do púbis durante o púbis eu acredito que é uma boa planta assim entendeu e não vou habitar delas é muito bem Florida Elas Ficam muito bonitas tá fica aqui meu comentário porque excelente planta

    ResponderExcluir