Orquidário UEL recebe visita de pesquisadores

maio 23, 2022 Orquidário UEL 0 Comments

 Após participarem do SACA-UEL, palestrantes vão à universidade e conhecem o projeto do Orquidário


Nesta semana, os pesquisadores Dr. Chukichi Kurozawa (da direita) e Dr.Tumoru Sera (da esquerda), que marcaram presença no IX Simpósio de Atualização em Ciências Agronômicas (SACA-UEL), estiveram também no Orquidário UEL.  

A visita ocorreu na última quinta-feira (19/05) e os visitantes foram acompanhados pelo professor dr. Ricardo Faria, coordenador do Orquidário, e por alguns estudantes.

Segundo Faria, eles elogiaram as pesquisas que estão sendo realizadas pelos alunos no espaço e enfatizaram a grande importância da continuidade desses estudos para a preservação das orquídeas nativas brasileiras nos seus habitats. 

Chukichi Kurozawa é formado em Agronomia, tem mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP (ESALQ-USP) de Piracicaba e exerceu atividades docentes por pouco mais de 30 anos. Foi professor, responsável por diversas disciplinas do curso de Agronomia e de pós-graduação, chefe do Departamento de Proteção de Plantas e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP). Além disso, foi três vezes presidente do Congresso Paulista de Fitopatologia, publicou inúmeros artigos científicos e trabalhos em eventos, proferiu mais de 100 palestras e lançou três variedades de tomate para indústria. Hoje é consultor do programa Globo Rural e de outras empresas, como a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia/Pompéia, Grupo Genove Agronegócios Ltda e BASF S.A. Agrícolas.

Tumoru Sera é formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), técnico agrícola pelo Colégio Agrícola Manoel Ribas, tem mestrado e doutorado pela ESALQ-USP e pós-doutorado pela NIAS (National Institute of Agrobiological Sciences). Desenvolveu várias cultivares de café para o Paraná e outros estados do Brasil. Atuou como consultor, coordenador e conselheiro em várias instituições, programas e projetos. Já publicou artigos científicos e capítulos em livros. Tem experiência, principalmente, nas seguintes áreas: cultura do café, melhoramento do cafeeiro, sementes e mudas de café, cultivo de tecidos de café e qualidade do café. Aposentou-se, em 2009, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), antigo IAPAR, como melhorista genético de café. 


Vale informar que o SACA é um evento organizado, anualmente, pelos alunos e programa de pós graduação em Agronomia, e ocorreu, neste ano, entre os dias 16 e 20 de maio, no Teatro Mãe de Deus, em Londrina. Ele conta com palestras de pesquisadores de renome nacional, como Kurozawa e Sera, para atualização em novas tecnologias, além da apresentação de pôsteres das pesquisas realizados pelos estudantes.

Agradecemos a visita de ambos pesquisadores e já os convidamos para retornarem ao Orquidário em uma nova oportunidade! 💜🌱    

Guilherme Eduardo Morais Ferreira





Você também pode gostar

0 comentários: