Projeto oportuniza visitas monitoradas ao Orquidário UEL

março 28, 2022 Orquidário UEL 2 Comments

Após quinze anos de existência, o projeto que abre as portas do Orquidário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a população ganhará um novo público. A partir de maio, escolas e instituições de Londrina e da região também poderão visitar o lugar, por meio de passeios guiados por integrantes da iniciativa, que já estão se preparando para a novidade.    

O projeto pertence ao departamento de Agronomia e pretende explicar conceitos relacionados à sustentabilidade, conservação e preservação do meio ambiente; promover a educação ambiental; debater e criar senso crítico sobre os problemas ambientais causados pelo ser humano; e demonstrar a importância da pesquisa para a preservação das espécies nativas e ameaçadas de extinção.

O público-alvo é formado por alunos do ensino médio e fundamental, a partir dos 12 anos, grupos da terceira idade e estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Segundo Ricardo Tadeu de Faria, professor que coordena o projeto de extensão, a abertura para estudantes também servirá para despertar o interesse nos cursos das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, como Agronomia e Biologia.

As visitas contam com momentos de exposição, de explicação e de atividades práticas, e serão monitoradas por estudantes da UEL. Os visitantes passarão por diferentes estações, como cada parte do trajeto foi nomeada pelos alunos. São elas: 1- Pau-Brasil; 2- Bosque das orquídeas; 3- Orquidário; 4- Peroba; 5- Mandacaru; 6- Figueira branca. “Em cada estação será abordado temas relevantes sobre o meio ambiente como: conservação das espécies nativas, domesticação; sequestro de carbono; compostagem; reciclagem; uso correto da água, efeito estufa, mudanças climáticas, coleta seletiva, sustentabilidade e o respeito à natureza”, explica o professor.

O agendamento deve ser feito pelo e-mail: orquidariouel@gmail.comOs dias e horários disponíveis para as visitas serão divulgados em breve. A previsão, no entanto, é que elas comecem em maio de 2022. Vale ressaltar que as recomendações de segurança contra a pandemia da Covid-19 serão seguidas em todas as atividades.

O Orquidário UEL foi criado em 1997 e fica no Centro de Ciências Agrárias (CCA), nas dependências da universidade. De acordo com um levantamento feito em 2015, foram identificadas 10.099 plantas, distribuídas em 245 espécies. O espaço já serviu para pesquisas que já resultaram em trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos e publicação de livros. Lembrando que as visitas tradicionais continuam disponíveis nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 15h.

            Guilherme Eduardo Morais Ferreira





Você também pode gostar

2 comentários:

  1. Qualquer pessoa pode visitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Visitas em poucas pessoas são abertas de quinta e sexta-feira, das 8h às 15h30. Para visitas com mais pessoas, como uma turma de escola, são permitidas mediante agendamento pelo e-mail orquidariouel@gmail.com.

      Excluir